Comunicação corporativa precisa usar métricas

Comunicação corporativa precisa usar métricas

A comunicação praticada por áreas como RH, Operações e Atendimento a Clientes ainda não saiu da pré-história. Para essas áreas, a comunicação é sempre instrumental, imperativa, que espalha ordens e orientações. Para piorar, os profissionais dessas áreas acreditam, piamente, que tudo o que comunicam é visto, é lido e compreendido. Grande engano! Mais de 90% das comunicações de RH são completamente ignoradas.

A prova da fragilidade da comunicação dessas áreas é que os problemas na gestão de pessoas, no controle operacional e no relacionamento com clientes só se acumulam e causas graves prejuízos às organizações. Muitos profissionais ignoram as mensagens do RH, pois acreditam que são mensagens inúteis, repetitivas e que nada acrescentam a suas atividades.

Métricas para a comunicação interna

Chegou a hora dessas áreas compreenderem que a comunicação que praticam é ruim, atrasada e deficitária. Precisa ser melhor planejada e executada. Precisa sim ser criativa e usar novas tecnologias de informação e comunicação como WhatsApp, Redes Sociais e Aulas Virtuais. E, também, precisa avaliar os resultados, seja em termos de visualização e, principalmente, de compreensão.

Uma pesquisa conduzida pela empresa Haiilo, especializada em projetos de comunicação interna nos EUA, evidenciou que que 87% dos empregados das organizações americanas não abrem nem acessam comunicados internos, pois acreditam que mão são relevantes para suas atividades.Isso tem a ver com a falta de planejamento da comunicação interna e, principalmente, a falta de preparo de áreas como RH, Operações e Atendimento a Clientes para promover ações de comunicação efetivas. Veja mais no vídeo. E entre em contato para desenvolver uma comunicação interna realmente eficiente e atraente, que seja motivo de conversas.

Comunicação corporativa precisa medir resultados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty + seven =