Chega de blá blá blá e os resultados?

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Muito se tem falado sobre redes sociais, sua abrangência, penetração, presença na vida das pessoas e blá, blá, blá.

Nós sabemos de tudo isso, certo? O que você precisa saber é como converter essa coisa em negócios para a sua empresa.

E aí a coisa complica bastante. Isso porque é fato que as redes sociais “são gratuitas” mas elas estrangulam dramaticamente as postagens dos clientes, especialmente as empresas sérias, que evitam fazer posts para causar polêmicas. Então, o que fazer?

Seja over na gestão das redes sociais

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Esteja presente e visível

Conhecemos um monte de empresas que abre uma página no Facebook e só! Quando a gente pergunta por que isso, a empresa responde: “Dá trabalho administrar várias páginas!” 

Agora, veja só: nós conhecemos muita gente que deixou de acessar Facebook e usa apenas Instagram e YouTube. E aí?

Então, nosso conselho é: abra sua presença digital no maior número possível de redes sociais e crie e adapte o conteúdo para todas essas páginas.

Foco no WhatsApp

WhatsApp é rede social? SIM! E cada vez mais importante!

Comece a criar um universo de relacionamento próprio com seus clientes e clientes potenciais no WhatsApp. O futuro é comunicação direta!

A seguir, entenda o potencial de cada rede social para o seu negócio.

O Facebook está envelhecendo rapidamente

Facebook ficando velho

Censura

O Facebook perdeu 2 milhões de usuários ativos no segundo trimestre de 2020  segundo a Business Insider. Nos últimos 3 anos, a rede social perdeu 15 milhões de usuários. Por que?

Porque a rede social adotou a censura a grupos conservadores e promove pautas de esquerda como aborto, ideologia de gênero, esvaziamento das prisões e muitas mais.

Ainda assim, por algum tempo, a rede ainda será importante para divulgar e promover produtos comprados por impulso, como roupas, perfumes, acessórios, carros, viagens e celulares, entre outros.

Envelhecimento

Veja o quadro ao lado. A rede está perdendo seguidores mais jovens. E ganha seguidores com idade entre 55 e 64 anos. 

Entendeu por que você deve evitar modelos prontos de comunicação e compreender melhor o seu público?

Se o seu público é jovem, a rede será menos relevante para a sua empresa. Simples assim.

Twitter perde audiência

Twitter perde público

Mais censura e perda de usuários

O Twitter perdeu 8 milhões de usuários no terceiro trimestre de 2020, caindo de 195 milhões para 187 milhões.

Isso ocorre também por ações de censura contra conservadores praticadas pela rede social. Uma ação muito estúpida se a gente considerar que são os conservadores quem têm mais renda.

Quase 60% dos usuários do Twitter têm entre 25 e 49 anos. E quando as empresas de pesquisa perguntam aos usuários se usam o Twitter diariamente, os números são péssimos. Veja o quadro ao lado.

 

Público politizado

Ainda assim, por algum tempo, o Twitter pode ser uma boa rede para divulgar produtos e serviços destinados a um grupo mais politizado, tanto de direita quanto de esquerda, como consultorias, viagens, livros, idiomas, cursos, entre outros.

A linguagem, desse conteúdo conta muito e deve ser engajadora e nunca meramente vendedora.

Instagram atrai público jovem

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Público jovem

Você prestou atenção no número de usuários diários do Twtitter? Pois é, multiplique esse número por 9 e você terá os usuários diários do Instagram, que já passam de 1 bilhão.

As fotos no Instagram têm 23% mais engajamento (curtidas e compartilhamentos) do que no Facebook. Claro que isso tem a ver com faixa etária.

Nos EUA, 72% dos adolescentes estão no Instagram. No quadro você pode ver que eles acessam mais o Instagram do que o Facebook.

Conteúdo inteligente

Então, se o seu produto se destina a esse público, essa é a rede social prioritária. 

Nunca esqueça que os adolescentes influenciam a compra de viagens, carros, escolas, roupas, eletroeletrônicos e muitos produtos mais.

É possível anunciar muita coisa aqui. Desde que com conteúdo orientado a esse público.  

Linkedin vai muito além dos currículos

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Grupos de interesse

Muitos acham que o Linkedin é para arrumar emprego. Essa é uma visão limitada da rede. Basta compreender que você encontra ali executivos de pequenas, médias e grandes organizações, inclusive do terceiro setor.

O Linkedin tem uma preciosidade que são os grupos de interesse, algo que o Facebook também tem só que com menor relevância.

Para empresas que vendem produtos e serviços, esses grupos são importantes canais de relacionamento e vendas.

Produtos complexos

O Linkedin tem 706 milhões de usuários, sendo 45 milhões no Brasil.

É ideal para aqueles produtos e serviços que a pessoa compra após uma pesquisa cuidadosa.

E lembre-se de que bons empregos sempre são decorrência de uma economia sólida.

O treinamento virtual do LinkEDU

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Educação virtual

O LinkEDU é uma rede social de palestras, aulas e treinamentos virtuais, onde você acessa conteúdos de educação corporativa e pode interagir com o autor e com outros usuários.

Praticamente toda empresa precisa treinar e qualificar empregados e fazer isso de modo presencial é caro e tem resultados ruins, pois as pessoas quase sempre têm compromissos no dia do treinamento.

E para estar nessa rede você precisa de conteúdo especializado em vídeo, como treinamentos corporativos.

Educação corporativa

Lembre-se de que algumas empresas têm produtos complexos, que precisam de ações de convencimento para vender.

Nesse sentido, palestras, aulas ou treinamentos são essenciais para que essas vendas tenham sucesso. E o conteúdo tem que ser feito por profissionais especializados em educação corporativa.

O WhatsApp é o futuro

WhatsApp é o futuro

Comunicação direta

Usar o WhatsApp como ferramenta de marketing exige algumas ações como criação de listas de transmissão segmentadas, grupos e conteúdo em formato de imagens e pequenos vídeos informativos e de storytelling.

Dá trabalho e é, de longe, a melhor ferramenta para as empresas, porque você sai do ambiente conturbado das redes sociais.

Isso sem falar que você cria um canal de relacionamento direto e exclusivo com seus clientes. 

Brasil é 2º maior usuário

O WhatsApp tem 2 bilhões de usuários. O Brasil é o segundo país com mais usuários, com 99 milhões de pessoas. Perdemos para a Índia, que tem 340 milhões. E ganhamos dos Estados Unidos, que tem 68 milhões. Você precisa considerar o WhatsApp em suas estratégias de comunicação.

Para entrar nas redes sociais você vai precisar conhecer seu público e compreender qual rede será a mais relevante. Entre em contato e peça uma avaliação do potencial de comunicação da sua empresa gratuitamente